![](https://www.newadapt.com.br/vagas/wp-content/uploads/2021/06/Brincadeiras-sensorio-sociais.png)
As brincadeiras Sensório Sociais são os tipos de brincadeiras que buscam sempre um ato comunicativo, seja ele verbal ou não, e podem ser utilizadas para aumentar ou baixar o nível de agitação da criança. São os tipos de brincadeiras que não tem como papel principal os brinquedos, mas sim as relações.
Vamos te mostrar três brincadeiras que podem ser utilizadas com essa finalidade.
Cócegas
![](https://www.newadapt.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/gabe-pierce-htEGTleSCZk-unsplash-edited-scaled.jpg)
Além de ser uma atividade prazerosa e que gera momentos de muita alegria, essa brincadeira depende de uma outra pessoa, pois a criança não consegue fazer cócegas nela mesma, assim sendo, ela vai associar ter sensações boas com a presença do adulto.
As cócegas podem ser feitas com as mãos mesmo ou com o auxílio de algum objeto.
Bolinha de sabão
![](https://www.newadapt.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/pexels-chevanon-photography-333529-edited-scaled.jpg)
As crianças amam essa brincadeira e, apesar de ser simples, ela estimula a imitação e os músculos da face, ensina a assoprar, ajuda na fala, respiração e mastigação. São muitos benefícios, né?
E mesmo que tenha que utilizar o brinquedo a motivação acaba sendo as bolhas e não o instrumento que está sendo utilizado.
Pular
![](https://www.newadapt.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/06/pexels-alex-green-5692251-edited-scaled.jpg)
Qual a criança que não gosta de pular e se movimentar bastante? Acho que nenhuma. Por isso utilize essa brincadeira com as crianças, pule junto com elas e incentive que elas façam o mesmo, assim você estimulará a imitação.
E não existe desculpa para não realizar essa atividade com os pequenos, pois não é necessária uma cama elástica, você pode usar a cama ou até mesmo o sofá.
Mas como fazer na prática?
O primeiro passo é escolher uma brincadeira, depois a repita de 2 a 3 vezes com a criança e faça uma pausa. Olhe para a criança e espere que ela lhe retorne com um sinal de que deseja continuar a brincadeira. Mesmo que não seja verbal ela pode se expressar através de um contato visual ou mexendo algum membro do corpo. Após o sinal dê continuidade imediatamente na brincadeira e repita o processo outras vezes.
Agora vamos a um exemplo:
Suponhamos que você escolheu a brincadeira das cócegas, então você vai fazer cócegas na criança de 2 a 3 vezes, fazer uma pausa, ficar olhando para ela e esperar que esboce um sinal de que quer mais. Após a criança realizar o sinal, faça mais cócegas imediatamente de 2 ou 3 vezes e assim sucessivamente. Não esqueça de expressa muita alegria e entusiasmo com a criança.
Vale ressaltar que devemos evitar o excesso, então faça no máximo 5 minutos, mais do que isso a criança perde o interesse.